Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), composta por 193 Estados-membros da ONU definiu metas mundiais para que ‘ninguém no mundo fosse deixado para trás’: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS. Partindo de quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, os ODS defendem que é necessário levar o mundo a um caminho sustentável com medidas transformadoras. Assim, foram definidos 17 objetivos e 169 metas globais interconectadas, a serem atingidos até 2030 – a , como ficou conhecida, “Agenda 2030”.
Na Agenda estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e tantas outras temáticas. Todos têm responsabilidade de contribuir: governo, sociedade civil e empresas.
Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como alinhar de forma eficaz e eficiente a atividade produtiva com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por outro lado, os princípios e as metas estabelecidas pela Agenda 2030 já se tornaram uma realidade em muitas companhias brasileiras, atuando como um importante norteador de suas diversas atuações na sociedade contemporânea. Hoje, tanto consumidores quanto trabalhadores passam a exigir, de maneira crescente, um compromisso ético, responsável e transparente por parte das empresas, o que, por sua vez, torna a adoção desses princípios um diferencial competitivo essencial e estratégico. A consultoria BX oferece suporte para empresas que desejam alinhar seu produto ou serviço a algum ODS específico, utilizando uma metodologia própria e reconhecida, uma vez que temos propriedade intelectual no Diagnóstico 17 ODS, o que garante a efetividade de nossas abordagens.